A ARTE EXPOSITIVA DE JOÃO CALVINO - S. LAWSON

 
Desde os tempos apostólicos, a mensagem pura do evangelho de Cristo, foi gradualmente distorcida, e até mais que isso, foi reinventada. Séculos e mais séculos se passaram, e o desagradável resultado deste maculoso processo, foi um enorme e lamentável distanciamento dos ensinos de Cristo.
Até que, em 31 de Outubro de 1517, à porta da igreja de Wittenberg, Martinho Lutero, publicou suas famigeradas 95 teses, que refutavam e questionavam diversos pontos, da então confusa e herética doutrina da Igreja Católica Medieval. Este foi o primeiro grito de uma grande reforma que estava para acontecer, grito que ecoou na Suíça  com a vida, a obra e legado do reformador de Genebra, o principal arquiteto da causa Protestante, o francês da pacata cidade de Noyon, João Calvino.
No livro ‘A Arte Expositiva de João Calvino’, o autor Steven J. Lawson, lançado em 2012 pela a Editora Fiel,  se propõe a discorrer sobre a história de vida do reformador, e disponibiliza ao longo de seus oito capítulos, um visão panorâmica da pregação expositiva de Calvino, analisando-a sob 32 perspectivas. É um pequeno e sucinto curso de Homilética prática. A leitura do livro, é muito empolgante e tocante, pois conforme avançamos as páginas, somos confrontados pelo testemunho e posicionamento de vida e ministério, de um homem que viveu em uma época extremamente desafiadora para Igreja, e lutou com afinco, em defesa dos verdadeiros princípios do evangelho, se dedicando ao estudo exaustivo e a contínua pregação das Escrituras até os últimos dias de sua vida.
‘Um perfil de homens piedosos’, é assim que é nomeada por Lawson e Douglas Bond (autor do Livro sobre John Knox), a coleção que narra introdutoriamente a vida e obra de João Calvino, John Knox, Jonathan Edwards, Charles Spurgeon, Martinho Lutero e George Whitefield, homens que servem como referência de seriedade e comprometimento na exposição das Escrituras.
Quase cinco séculos se passaram, desde a Reforma Protestante, e vivemos em nossa época, dias igualmente críticos, em que têm se pregado múltiplos evangelhos, e em que por muitas vezes a simples e pura exposição das Escrituras não são mais suficientes. Considero a leitura destes livros, de suma importância, para que sejamos incentivados a refletir sobre a complexidade e magnitude do compromisso que é o de se propor a pregar a Palavra de Deus.
Ser confrontado à necessidade, de sermos os baluartes da autêntica mensagem de Cristo, através do exemplo de homens piedosos e realmente comprometidos, como João Calvino, é para mim, o que ficou como lição, após a leitura desse livro. Existe uma urgência em nosso tempo, que se levantem cada vez mais, homens zelosos na pregação das Escrituras.
Destaco algumas citações, encontradas no livro:

·         “A igreja sempre busca métodos melhores para alcançar o mundo. Entretanto, Deus procura homens melhores, devotados ao método bíblico para o avanço de seu reino.” Steven J. Lawson

·         “Devemos às Escrituras a mesma reverência que devemos a Deus, porque elas procedem somente dele, e não há nada do homem misturado a elas.” João Calvino


·         “Uma assembleia na qual não se ouve a pregação da doutrina sagrada não merece ser reconhecida como igreja.” João Calvino.

  Que Deus nos dê graça e nos capacite para sermos eficazes na defesa e exposição das Escrituras, que o SENHOR nos faça reformadores deste tempo, para que possamos viver de fato, a plenitude da proposta do evangelho. Recomendo a leitura desse livro, e desta ótima coleção, pois conhecer os expoentes da reforma, sua influência e contribuição, é indispensável para a formação de nosso conhecimento sobre a História da Igreja de Cristo aqui na terra.

Até a próxima!

Em Cristo,

Carlos Magno R. Leal
                                                                                       
                                                                           




Posted in . Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Leave a Reply

Carlos Magno Roque Leal . Tecnologia do Blogger.

Search

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.